Roda de Conversa: Discriminação no Ambiente de Trabalho e Raça - CONFIRMADO/ÚLTIMAS VAGAS!
Curso de Pós-Graduação em Direito Sindical - INSCRIÇÕES ABERTAS!
Pós-graduação com Ênfase em Trabalho, Processo do Trabalho e Seguridade Social - MATRÍCULAS ABERTAS

Notícia

05/06/2019 - 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul homologou R$ 53 milhões em acordos durante a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, promovida entre 27 e 31 de maio. Durante o período, foram realizadas 3.901 audiências de processos que tramitam no primeiro e no segundo grau, sendo firmadas 1.413 conciliações.

Do total de audiências, 3.477 aconteceram nas unidades judiciárias de primeira instância, presentes em 65 municípios, e 424 no Cejusc do 2º Grau, situado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), na Capital. 

Ao todo, foram atendidas 11.558 pessoas nas audiências da semana.

Busque o acordo em seu processo a qualquer momento

Trabalhadores e empregadores dispostos a fazer um acordo podem solicitar a qualquer momento uma audiência de conciliação, no botão "Quero Conciliar", na página principal do site do TRT-RS. O Tribunal recomenda que a pessoa peça o auxílio de seu advogado para fazer o pedido.

As partes também podem fazer a solicitação pessoalmente ou por telefone. Para processos que estão na primeira instância, as solicitações podem ser feitas nos Cejuscs 1º Grau (apenas nas cidades que possuem esse centro, caso de Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Estância Velha), ou na unidade judiciária em que tramita o processo (veja aqui os endereços e telefones).  Se o processo já tramita em segunda instância, a solicitação deve ser feita no Cejusc 2º Grau, lembrando que para o Interior há possibilidade de a audiência ser feita pela Internet. O Cejusc 2º Grau fica no térreo do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100, bairro Praia de Belas, Porto Alegre) e o telefone é (51) 3255-2354.

A Semana

Criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista tem a participação dos 24 TRTs do Brasil. O objetivo do evento é promover a cultura do acordo, considerado um caminho eficiente para a solução de conflitos entre patrões e empregados.

Fonte: Secom/TRT4